quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


A alimentação está para o corpo humano assim como o combustível está para uma máquina. Proteínas, hidratos de carbono (açúcares), gorduras, vitaminas e sais minerais, que estão contidos nos alimentos que consumimos diariamente, são os nutrientes para nosso corpo.
Hambúrguer com refrigerante e cachorro-quente com batatas fritas podem parecer apetitosos e irresistíveis, mas não são a base da alimentação. O leite e seus derivados, a carne e os ovos são as principais fontes de proteínas. Já as frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas e sais minerais.
Na sua alimentação também não pode faltar água. Ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, pois é indispensável ao metabolismo do movimento muscular.
 Cito aqui alguns alimentos importantes para a boa saúde e sua contribuição para o organismo:
• Vitamina C - limão, caju, laranja, folhas verdes etc.
• Sais Minerais - tomate, maçã, legumes, folhas, etc.
• Potássio - banana, goiaba, maçã, queijo branco, leite, etc.
• Cálcio - leite e seus derivados, repolho, alface, feijão, etc.
• Vitamina A - cenoura, agrião, abóbora, manga, caqui, etc.
• Fibras - hortaliças em geral, legumes, frutas e cereais.
• Ferro - vagem, espinafre, couve, folha de nabo, brócolis.
A falta destes alimentos pode causar problemas à saúde: fraqueza, resfriados, anemia, ossos e dentes fracos, pele feia, entre outros. Mas atenção! A alimentação deve ser adequada à idade da pessoa e as quantidades dos alimentos não podem ser insuficientes nem excessivas. Ovos, por exemplo, contêm colesterol. Se você ingerí-los em grande quantidade ou com muita freqüência, estará aumentando seu colesterol, uma substância presente no sangue que em excesso pode entupir artérias e provocar problemas de circulação. Gorduras animais também têm o mesmo efeito na corrente sangüínea. Por isso, não se deve abusar de alimentos como creme de leite, manteiga, queijo tipo prato, banha, frituras, entre outros.
Evite o excesso de sal nos alimentos, pois ele contém o sódio, que quando usado freqüentemente em grandes quantidades pode elevar a pressão arterial. Alguns alimentos também apresentam altas quantidades de sódio, como os embutidos (salsicha, lingüiça, mortadela, presunto, salame e entre outros), charque, conservas e até mesmo alimentos ricos em gordura.

 
IMPORTANTE:
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis aqui possuem apenas caráter informativo.


"Coma para viver, e não viva para comer"
Molière, 1622 – 1673


COM CARINHO
FERNANDA ZUCCHI







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Seja bem vinda(o) ao meu blog, deixe seu comentário, lembrando sempre que críticas construtivas serão bem aceitas!!!
NAMASTÊ